PORTFÓLIOS

1    -    O QUE É UM PORTFÓLIO?

 Um portfólio corresponde ao conjunto dos trabalhos desenvolvidos, ao longo de um certo período de tempo. Constitui o registo diário da evolução das aprendizagens, ao nível dos conhecimentos e das competências e, por isso, é um instrumento inacabado que vai permitindo corrigir erros (Mendes, 2014).

Um portefólio é uma amostra representativa planeada e organizada de trabalhos, experiencias e aprendizagens significativas do aluno, onde evidencia os seus esforços, os seus progressos e os resultados que alcançou nas diferentes áreas de aprendizagem. Permite uma avaliação formativa mais contextualizada, mais participativa e mais reflexiva (Veiga,2005).

2-    COMO FAZER UM PORTFÓLIO?

 Segundo Veiga (2005), ao se construir um portfólio deve se ter em conta os seguintes aspectos:

1.    O índice  – Faça um índice para facilitar o entendimento sobre o que, exatamente o seu portfólio apresenta.
2.    A apresentação  – É sempre melhor colocar logo no começo um espaço que fale a respeito do profissional ou empresa ao qual o portfólio se refere. É muito importante que o investidor a princípio tenha uma ideia clara da sua identidade enquanto profissional, quase como um pequeno currículo. Este “prazer, este sou eu”, deve ser breve e objectivo. Tem que causar uma boa primeira impressão, mas não tanto que tire o brilho dos trabalhos.
3.    Escolha os trabalhos que você deseja apresentar  – É recomendado, claro, que você sempre escolha os melhores, mas vá com calma. Não sufoque o investidor com milhares de trabalhos, isso vai fazer do seu portefólio um folheto cansativo. Ao invés disso, é mais interessante impressioná-lo com aquilo que você tem de melhor.
4.    Elabore textos curtos para cada trabalho apresentado  – Um pequeno resumo do trabalho em sua essência e seus objectivos como produto. Não faça texto muito grande, partindo do mesmo princípio de não sufocar o investidor. Também é interessante resumir como foi o processo da criação deste trabalho.
5.    Imagens  – Imagens são muito poderosas. Como diz o velho ditado: Uma imagem vale mais do que mil palavras e não há nada melhor do que mostrar em fotos para
6.    o investidor aquilo que ele quer ver e de uma maneira bem-feita. Por isso a escolha das fotos é tão importante para um portefólio. As imagens chamam muita atenção e despertam a curiosidade. Escolha boas fotos e que sejam bem tratadas.
7.    Contacto  – O último item do seu portefólio deve ser o contacto, e-mail, telefone, celular. Não precisamos falar da sua importância para o portefólio.

3-     Tipos de portfólios
Existem vários tipos de portfólio, dentre eles destacamos os seguintes:

·         Portfólio físico
Na era pré-internet, era muito comum para profissionais criativos andar por aí com pastas e/ou envelopes enormes, cheios de trabalhos em formatos A3 ou até mesmo A2 de suas obras primas para entrevistas.

Mas não há muito segredo para a criação deste portfólio. Apenas tenha a versão impressa de todos os seus melhores trabalhos e leve até a entrevista. Uma recomendação óbvia seria a de organizar as peças de forma que não seja complicado mostrá-las aos entrevistadores e carregue tudo em uma pasta ou envelope que comporte bem as obras.

·         Portfólio académico

O portfólio académico é uma ferramenta pedagógica que consiste em uma listagem de trabalhos realizados por um estudante ou até trabalhos realizados no contexto profissional. Esta lista costuma estar organizada de forma cronológica e serve para demonstrar as competências adquiridas através de tarefas realizadas. Neste caso o portfólio também pode facilitar o pensamento crítico em relação ao processo académico.
·         Portfólio escolar

Existe também o portfólio escolar, que é um sistema de registros muito desenvolvido na área da educação, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento de todos alunos. É um registro muito importante porque faz com que pais e professores acompanhem o desenvolvimento das crianças, para poder controlar e verificar os conhecimentos adquiridos.

·         Portfólio digital

Com a popularização do advento da internet, tudo passou a ser compartilhado virtualmente. Isso criou a necessidade de digitalização do portfólio.
Mas o que importa aqui é que PDF é um formato que apresenta peculiaridades extremamente úteis quando a sua intenção é mostrar vários trabalhos para alguém.
Primeiramente, é um formato adotado como padrão para diversos processos, como emissões de notas fiscais online, ebooks etc.

4-     QUE VANTAGENS TEM O USO DO PORTFÓLIO NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM?

 Para Viegas (2005),o portfólio materializa-se numa pasta que inclui o material recolhido e produzido e deverá ser partilhado com a turma, entre diversas turmas, com os pais ou com outras pessoas que se interessem pelos temas trabalhados, e pode por exemplo, ser parcialmente apresentado nas páginas da Internet da escola. O portfólio permite fazer, pensar sobre o que se fez e refazer, por isso tem a vantagem de:
v  Mostrar o saber, o fazer, o saber-fazer e o saber-ser;
v  Ser um registo global de um processo pessoal e único de aprendizagem;
v  Implicar um papel ativo e responsável na construção da aprendizagem;
Para Veigas (2005), quanto aos conteúdos, os documentos devem:
v  Abranger todas as áreas dos programas;
v  Estar relacionados com objectivos do programa e a sua planificação;
v  Ser diversificados;
v  Expressar processos e produtos,
v  Mostrar as aprendizagens e as dificuldades relevantes;
v  Expressar um percurso pessoal

5-    QUE DIFERENÇAS EXISTE ENTRE O PORTFÓLIO E UM DOSSIER?

Segundo Veiga (2005), muitas das vezes confunde-se um dossier com um portfólio. Mais as diferenças são notáveis:
·         Portefólio
Ø  Expressa, um percurso e um projecto de aprendizagem;
Ø  Os documentos são seleccionados em função dos objectivos;
Ø  Os documentos são integrados no portfólio de modo regular e planificado;
Ø  Os documentos expressam situações significativas de aprendizagem e de avaliação;
Ø  Expressão as dificuldades a supor;
Ø  Existe uma relação entre os diferentes documentos;
Ø  Os documentos contêm comentários, dos professores; colegas, dos pais, e outras pessoas;
Ø  Os documentos têm que ser datados e devidamente contextualizados;
Ø  É um instrumento de trabalho (de aprendizagem e de avaliação) em constante reformulação;
Ø  O aluno é responsável pelo seu portfólio e pode utilizá-lo ao longo de todo o ciclo de estudos.
·         Dossier
Ø  Expressa uma coleção de documentos;
Ø  Os documentos não obedecem a qualquer tipo de seleção,
Ø  Os documentos são integrados no dossier de formação esporádica ou então são todos integrados sem planificação;
Ø  Podem integrar-se qualquer documento;
Ø  Não revela as dificuldades a superar;
Ø  A relação entre os documentos é inexistente;
Ø  Os documentos não são comentados;
Ø  Os documentos podem ou não ser datados e a sua contextualização é irrelevante;
Ø  É um arquivo morto;
Ø  Deixa de ter sentido ao fim de um certo tempo. 

6-    COMO USAR PORTFÓLIOS COM SEUS ALUNOS?

Os portfólios são instrumentos de aprendizagem muito activos, e melhoram a relação entre professores - alunos e entre alunos-alunos, elevando o espirito de responsabilidade e colaborativo dos alunos. O Professor deve ajudar os alunos a construírem seus portefólios escolares, quer seja eletrónicos ou não.
Ao criar o portefólio do aluno o professor deve ajudar:
Ø  Criar uma capa e uma contra capa bem divertida,
Ø  O portefólio deve ser um registo da vida do aluno enquanto permanecer na escola. Deve constar actividades desenvolvidas durante seu percurso escolar, fotografias, momentos marcantes com colegas, professores, encarregados de educação, visitas de campo, aulas de laboratório, assim como seus comportamentos, isto ajuda o professor a avaliar de forma global o aluno.
  
Conclusão

Podemos concluir que o portfólio é uma ferramenta que visa a organizar a vida de um individuo em amplitude e em profundidade.
O portfólio escolar serve para registar a vida estudantil dos alunos, e isto permite que professores, pais e encarregados de educação saibam o que seus, alunos, filhos, ou educandos estão fazendo concretamente na escola.

Bibliográficas

Mendes; R.T (2014). Dicas básicas para organizar seu portfólio. SP.Brasil.
Site: www. o significado de portfólio. Com br/portefólio/26/8/2014.acessado em 26/09/2018.
Veiga; B.J (2005). Técnicas de trabalho: Como fazer um portefólio.ES  
Vila; A.M.A e Matos; G.M.A (2017). Utilização de instrumentos de reflexão no curso de formação inicial de professores no instituto superior de ciências da educação – Huambo e Isupe ekuikui II na província do Huambo.












Comentários

  1. Do meu ponto de vista, um portfólio é um arquivo não morto onde constam a descrição da vida académica, profissional, cultural,ou social de um individuo. Neste arquivo devem constar histórias,fotos, diplomas, registo de méritos, e momentos inesquecíveis do individuo.
    Na escola, no portfólio do aluno deve constar todos registos do mesmo , durante o tempo que frequentou a escola, incluindo seu comportamento.
    Ao fazer um portfólio devemos faze-lo de forma responsável. Não podemos confundir portfólio com um dossier . No portfólio as actividades previstas são planificadas e concretas. O dossier é um arquivo morto.
    Ao se construir o portfólio do aluno, devemos incluir nele, uma capa e uma contra-capa bem interessante, para que o aluno tenha vontade e orgulho de consultar seu portfólio.
    Devemos incluir no portfólio do aluno, toda a sua vida estudantil. Fotos , registos diários de suas actividades, aptidões,gostos, preferenciais,doenças comprovadas e contagiosas, eventos de campo, laboratório, pátio da escola, etc.
    Existem vários tipos de portfólio, o mais cómodo é o electrónico, porque evita criar uma pasta física com muitos documentos. O portefólio electrónico pode ser transportado no bolso com auxílio de uma pendriv. Economiza o espaço da escola porque, numa pasta do ambiente de trabalho de um computador pode se criar os portfólios de milhares de alunos.
    No processo de ensino-aprendizagem o portfólio tem muitas vantagens tais como:
    1. Melhora as relações humanas, entre professores e alunos;
    2. Eleva os conhecimentos cognitivos, dos alunos, permite que os alunos tenham atitudes sociais positivas ( Solidariedade, Justiça, Democracia , ...).
    3. Eleva o nível crítico, racional, e criativo dos alunos.
    4. Permite que os alunos reflictam no que aprendem.
    Em suma, um portfólio é uma ferramenta reflexiva que permite professores e alunos a decidirem em conjunto o que realmente querem e como lá chegar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Procura fazer uma síntese dos aspetos relacionados com o tema a que deu mais relevo embora muito global e sem reflexão sobre as aprendizagens.

      Eliminar
  2. Portfólio para mim não é nada mais do que uma compilação dos seus melhores trabalhos para mostrar para o mundo, incluindo um futuro possível contratante do quão bom, capaz, criativo e contratável é um individuo. O portfólio é um instrumento inacabado que vai permitindo corrigir erros.
    Há vários tipos de portfólio na qual o grupo já postou, mas Independentemente do tipo de portfólio que cada um decida adotar, todos eles têm a mesma finalidade, mostrar os níveis profissionais. Mas destaco o portfólio Electrónico ou digital.
    Com a popularização do advento da internet, tudo passou a ser compartilhado virtualmente. Isso criou a necessidade de digitalização do portfólio. Porque o contratante o vezes não consegue ler todo o portfólio físico, por causa de ter no seu escritório vários papais dai que actualmente usa-se mas um portfólio digital
    Existem excelentes profissionais muito bem-sucedidos em áreas criativas que talvez possuam ensino superior. Nessas áreas, geralmente o portfólio conta muito mais do que um currículo. Em alguns casos, o currículo ate é solicitado. Mas as vezes os contratantes querem saber do que você é capaz de produzir e não se você já fez intercâmbio com outras realidades, ou se você é fluente em várias línguas, e fez estágio numa empresa, ou ainda se já ganhou alguns prêmios de procedência questionável. Por isso que o portefólio é mais usado nas últimas décadas do que um currículo.
    O portefólio tem a vantagem de:
    a) Mostrar o saber, o fazer-saber, o saber-fazer e o saber-ser;
    b) Ser um registo global de um processo pessoal e único de aprendizagem;
    c) Implicar um papel activo e responsável na construção da aprendizagem.
    Para organizar um portfólio você pode colocar:
    Os seus trabalhos de faculdade;
    Os seus desenhos/textos/projetos pessoais;
    Aquele trabalho colaborativo que você ajudou algum amigo a fazer;
    Trabalhos feito como freelancer;
    Aqueles trabalhos que você já fez para seu tio ou para amigo da sua mãe;
    Trabalhos executados em locais onde você já tenha trabalhado (caso você já tenha experiência profissional);etc
    Por último não se pode confundir um portfólio com um dossier porque um dossier é um arquivo morto, deixa de ter sentido ao fim de um certo tempo, expressa uma coleção de documentos. Enquanto um portfólio é um instrumento de trabalho (de aprendizagem e de avaliação) em constante reformulação, o aluno é responsável pelo seu portefólio e pode utilizá-lo ao longo de todo o ciclo de estudos, e Expressa um percurso e um projecto de aprendizagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Procura fazer uma síntese dos aspetos relacionados com o tema a que deu mais relevo (que parecem estar relacionados com o portfólio profissional e não com o de aprendizagem) embora muito global e sem reflexão sobre as aprendizagens.

      Eliminar
  3. O portfólio é uma ferramenta que permite o registo direito de todas as actividades que tratam de qualquer trabalho que se realiza tanto na educação como em qualquer área para facilitar o controlo das actividades.
    Em função do nosso contexto conseguí aprender a sua elaboração, utilização, objectivos, vantagens, e os diferentes tipos de portfólios que podem ser: Portfólio físico, académico, escolar e digital.
    É nesta perspectiva que tentei aplicar este instrumento na minha sala de aulas da 7ª classe sem uso de TIC porque a escola não possui. O debate fez-se em torno de um problema que Tinha como tema “Análise dos estados físicos de agregação em comparação com os jugadores em campo”. Para analisarem se podem ser comparados com corpúsculos sólidos, líquidos ou gasosos.
    Com o objectivo de testar suas capacidades de reflexão. Um grupo conseguiu analisar de forma aceitável dizendo que os jogadores em campo são comparados á corpúsculos de um gás devido a sua rápida movimentação no jogo. E pôde observar uma grande motivação e habilidades dos meus alunos na resolução do problema e discussão dos resultados de maneira muito activa e colaborativa.
    Com isto percebi que é uma estratégia bastante significativa, que ajuda o professor na orientação e avaliação dos alunos de forma rápida, dinâmica e ajuda na maior interacção professor- aluno e aluno-aluno ou seja fortalece a familiarização da aprendizagem e resolução colaborativa dos problemas por parte dos alunos. Com esta experiência deu para intender que apesar das dificuldades ou seja da falta de tecnologias nas escolas a nível de todo país também podemos seguir aos outros países já desenvolvidos inovando a nossa metodologia de ensino e aprendizagem até que consigamos acertar os nossos passos rumo as TIC e outras ferramentas que ela nos oferece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Síntetiza com clareza aspetos apreendidos sobre o tema e divulga uma experiência de utilização de portfólios com os alunos que levanta dúvidas relacionadas com a extensão (um portfólio não pode ser de uma aula) e à estratégia - que registos fizeram os alunos? como foi promovida a interação? O balanço é feito com base em que evidências? A perceção do professor não chega - é necessário fazer registos das atividades desenvolvidas, fazer o levantamento das perceções dos alunos... Não deixa de ser importante relevar a intensão de inovar, que é o primeiro passo para a mudança de práticas letivas. Obrigada por partilhar.

      Eliminar
  4. Reflexão sobre Portifólio
    Nesta actividade, aprendi que portfólio constitui o registo diário da evolução das aprendizagens, ao nível dos conhecimentos e das competências e, por isso, é um instrumento adaptavel.
    Existem vários tipos de portfólios, o mais prático é o electrónico, porque pode ser transportado no bolso com auxílio de uma pendriv. Economiza o espaço da intituição porque, numa pasta do ambiente de trabalho de um computador pode se criar os portfólios de muitas pessoas.
    Para facilitar o entendimento sobre o que, exatamente o portfólio apresenta recomenda-se primeiramente fazer um índice.
    No começo coloca-se um espaço que fale a respeito do profissional ou empresa ao qual o portfólio se refere. É muito importante que o investidor a princípio tenha uma ideia clara da sua identidade enquanto profissional, quase como um pequeno currículo. Tem que causar uma boa primeira impressão, mas não tanto que tire o brilho dos trabalhos. Recomenda-se escolher os melhores trabalhos, evitar ao máximo que sufoque o investidor com milhares de trabalhos. Partindo do mesmo princípio de não sufocar o investidor deve-se pautar por objectividade. É necessário incluír imagens, porque chamam muita atenção e despertam a curiosidadeo.O portfólio é importante por ser uma pasta que inclui o material recolhido e produzido e permite ser partilhado com a turma, entre diversas turmas, com os pais ou com outras pessoas que se interessem pelos temas trabalhados, e pode por exemplo, ser parcialmente apresentado nas páginas da Internet da escola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comentário sintetiza aspetos que considerou relevantes tecendo considerações sobre portfólios profissionais e educativos indistintamente e não devia. Falta uma refçexão sobre as aprendizagens.

      Eliminar
  5. Tal como outros grupos, o conteúdo da postagem é uma súmula do que referem os autores consultados. Então, contudo, de parabéns por terem ido consultar outras fontes e terem organizado o texto em torno de questões, o que certamente vos ajudou a estruturar a informação que consultaram. Apesar disso, o texto não reflete como se apropriam do tema (por exemplo, dando indicações de como poderiam usar o "recurso" nos vossos contextos).

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Desconstrução de caso 3

Desconstrução de caso 4