Desconstrução de caso 1






Resumo do estudo da desconstrução de caso 1

  O GRUPO 2-ENSINO DE QUÍMICA-ISCED-HUILA fez a primeira desconstrução de caso.
 O documento que o grupo desconstruiu foi um artigo, proposto pelos autores:
Deise Quiele Rauber Fiuza, Liziany Muller, Arruda Pereira Arruda e Andreia Oliveira Machado.
O tópico Curricular abordado é:Uso de Objetos de aprendizagem digital para flexibilizar o conhecimento e potencializar a autonomia do aprendizado no ensino da educação ambiental, que acontece no Ensino Fundamental II (8º e 9ºano), Colégio Francisco Sagrado Coração de Jesus, localizado na Rua Dom Guilherme Muler,1075, centro, na cidade de Arroio Tigre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Inferimos os objectivos que os autores, pretendiam alcançar são: Sensibilizar e tornar os alunos mas conscientes para que estes tenham noção sobre a importância da preservação do meio ambiente.
 Por outro lado os autores pretendiam criar habilidades nos alunos para que estes saibam postar vídeos e partilhar com os seus colegas, amigos e outras pessoas, para conscientiza-los.
Por último com a inserção destes vídeos pretendiam também que os alunos aprendessem a amar a natureza e preserva-la.
As estratégias utilizadas pelo autor foi; Exposição com a utilização de vídeos do youtube. Concomitantemente os papéis dos alunos é ativo e do professor é facilitador da aprendizagem.
A tecnologia utilizada foi; Para aprender a partir da tecnologia, a avaliação é formativa e o instrumento de avaliação utilizado foi o teste.
 Da descrição do caso, a teoria da aprendizagem empregue é a teoria do construtivismo, com recurso de software.




Comentários

  1. Reflexão sobre a primeira desconstrução.
    Aprendi que um caso é um documento que contém a aprendizagem ligados a ferramentas das TIC, ou seja um caso tem que apresentar informações de contexto, demonstrar a aprendizagem com ferramentas ligado a TIC como um recurso didáctico. Nem todo artigo, tese ou um vídeo é um caso, por isso há necessidade de saber as suas características para não confundir. Identificar artigos, teses ou vídeos é um tópico que também obtive a partir desta experiência. Os artigos são documentos que presume um resumo com palavra chave, introdução, análise e discussão com a conclusão, enquanto que uma tese não contempla resumo com palavra chave e o mesmo acontece com um vídeo.
    Quando trata-se de um caso os objectivos a alcançar são o de aprendizagem e não o de investigação, dai que nota-se mas uma vez um caso. Nem todos os artigos não são casos, por isso deve ter muito cuidado ao procurar um caso. Quando estamos perante um caso há necessidade de buscar o local geográfico, o não de escolaridade ,os objectivos, as estratégias papel do aluno e do professor e os recurso didácticos .
    Este caso presenta alguns objectivos que pra mim forram muito bem traçados pois os autores queriam que os alunos elevassem os seus conhecimentos de electromagnetismo através da simulação de movimento de cargas num campo magnético .
    Por outro lado os autores queriam que os alunos soubessem na realidade os fenómenos do electromagnetismo.
    As estratégias utilizadas foram de exposição e discussão,
    De acordo com Pereira (2011), a visualização a partir da representação gerada directamente pela simulação no Objectivo da Aprendizagem pode facilitar o entendimento dos conceitos estudados, na medida em que existe a possibilidade de se poupar esforços dos alunos quanto às manipulações mentais necessárias para imaginar o fenómeno, de modo que tais manipulações possam ser dedicadas exclusivamente para a compreensão dos conceitos envolvidos, Isto se torna mais significativo, principalmente, no caso dos conceitos com maior nível de dificuldade e abstracção, como foi o caso dos conceitos electromagnéticos estudados a partir das actividades desenvolvidas na qual satisfizeram os autores porque com apresentação do vídeo do youtube foi possível transmitir os conhecimentos e mudar atitudes dos alunos e mudar atitude da comunidade.

    ResponderEliminar
  2. Reflexão sobre a primeira desconstrução de casos.
    Na desconstrução deste caso , tive alguns problemas , porque não sabia distinguir ,quando se trata-se ou não de um caso. Mais com ajuda e orientação constante dos docentes de TIC, foi possível entender , que trata-se de um caso quando temos no documento á analisar descrito as estratégias utilizadas de formas detalhadas , isto é , descrição das actividades feitas pelo professor e alunos com recurso as TIC. Também no documento deve estar presente o contexto, local onde ocorre a pesquisa ou actividade, número de computadores e de alunos envolvidos , ou seja, trata-se de um caso, quando as TIC, substituem de forma bem detalhadas os meios de ensino-aprendizagem tradicionais.
    O primeiro documento que desconstruímos foi um artigo, proposto pelos autores: Deise Quiele Rauber Fiuza, Liziany Mulher , Arruda Pereira e Andreia Oliveira Machado. Neste artigo tive alguns problemas em extrair os objectivos, pois confundia objectivos de investigação e os centrados no aluno ou objectivos de aprendizagem, mas com a explicação dos docentes foi possível minimizar esta dificuldade.
    Não tive tantos problemas, com a estratégia utilizada, isto porque, no artigo analisado , esta claramente a utilização da exposição , fundamentada com a utilização da Youtube na exibição de vídeos.
    Quanto aos papeis desempenhados pelos sujeitos da pesquisa ( Professores e alunos), também não tive muitas dificuldades, pois, o papel do professor foi facilitador da aprendizagem dos alunos,porque com a exibição dos vídeos os alunos , obtêm mais conhecimentos sobre poluição ambiental , e motiva-os mais para preservação e amor a natureza. O papel dos alunos é activo, porque eles partilharam estes vídeos, com colegas , amigos e outras pessoas , com objectivo de informarem a comunidade o que aprenderam .
    A tecnologia utilizada, foi aprender com a tecnologia . Também tive algumas dificuldades em entender , quando é que se aprende com a tecnologia, a partir da tecnologia e através da tecnologia. Depois da leitura do artigo 6 de Costa (2004), foi possível minimizar este problema.
    Não tive problemas em identificar o tipo de avaliação empregue, mais tive problemas em distinguir a teoria de aprendizagem empregue. Estava muito confuso em distinguir a teoria Construtivista da Cognitiva. Consegui minimizar o problema, graças a explicação rigorosa sobre ambas as teorias feitas pelos docentes. Não tive grandes dificuldades em distinguir o recurso didáctico utilizado, pois foi um Software ( Youtube).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz uma reflexão sobre as duas aprendizagens bastante completa. Contudo, há aspetos da desconstrução do caso que não estão corretos (ou completos). Por exemplo, no que respeita às estratégias o professor esplorou vídeos, promover a pesquisa e a realização de vídeos pelos alunos sobre temas especificos que foram divulgados. Assim sendo, os recursos explorados são o Youtube mas também motores de busca, ferramentas de edição de vídeos...

      Eliminar
  3. A descosntrução não significa destrução completa, mas sim desmontagem. Serve nomeadamente para descobrir partes do texto que estão dissimuladas e que interditam certas condutas. Esta metodologia de análise centra-se apenas nos textos.
    Nesta actividade aprendi que para facilitar a desconstruição de um artigo é necessário ter em conta os seguintes pontos:
    Nome(s) do(s) estudante(s), autor(es) do caso, tópico Curricular, contexto, objetivos/competência, estratégia/atividades papeis do professor e aluno, utilização da tecnologia, tipo da avaliação, tipo de instrumentos de avaliação, teoria da Aprendizagem e que tipo de recursos utilizados (hardware e software).
    O primeiro documento que desconstruímos foi um artigo, proposto pelos autores: Deise Quiele Rauber Fiuza, Liziany Mulher , Arruda Pereira e Andreia Oliveira Machado. Nesta actividade encontrei dificuldade em extrair os objectivos, pois confundia objectivos de investigação e os objectivos de aprendizagem, mas com a explicação dos docentes foi possível minimizar esta dificuldade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A reflexão está pouco aprofundada. Atenção que os temas da desconstrução foram pensados para poderem ter uma visão mais global de como podem ser inetegradas as TIC no PEA, através das desconstruções que fizeram e da consulta às que os outros grupos fizeram - travessias temáticas. Os tópicos são, portanto, os aspetos a ter em conta na planificação de aulas com recurso às TIC.

      Eliminar
  4. Motivou-me bastante saber que os alunos do Ensino Fundamental II (8º e 9ºano) já são sensibilizados a terem habilidades de aprenderem a criar, postar e partilhar vídeos com os seus colegas, amigos e outras pessoas, a amar e preservar a natureza. Fez-me pensar na mudança de estratégias de ensino no contesto angolano, visto que poucos valorizam a preservação do ambiente com o uso das TIC, partilhando vídeos ou ideias com fins educacionais, esta consciência quase não existe, o que mais se observa são partilhas de textos, imagens ofensivas e nocivas á educação social. O nosso ambiente é de construções anárquicas ( becos), e alunos que tiram 20 na prova de Educação Moral e Cívica mas na prática não se observa nada. Produzem e jogam lixo em qualquer lugar até mesmo na porta do vizinho. Com as TIC no mestrado aprendi a partilhar ideias valiosas percebi que é uma metodologia necessária para despertar o modo de pensar e de agir das sociedades, porque o principal activista da educação das sociedades é o aluno e o professor.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa, a reflexão é sobretudo em torno das atividades que os autores do caso analisado desenvolveram com os alunos e não sobre a desconstrução do caso em si. Não deixam de ser interessantes refletir sobre a sua realidade mas importa apontar soluções. O que pode fazer como professora relativamente às questões relacionadas com o lixo (e suas implicações em termos de saúde pública)?

      Eliminar
    2. Com relação ao problema do lixo em termos de saúde pública e suas soluções, como professora tenho passado sempre no fim cada aula uma mensagem sobre a educação ambiental e educação moral e cívica, em sala de aulas com os meus alunos e nas paradas em massas com todos os alunos da escola, fazendo exercícios práticos no intervalo maior recolhendo alguns resíduos sólidos na sala e no pátio da escola, uma vez que o aluno é o principal veículo da informação. E outros temas que afectam as nossas populações como: a gravidez precoce que também é ultimamente tem se tornado problema de saúde publica porque maior parte da população afecta a este caso vive em condições precária e má alimentação, delinquência juvenil, o uso de bebidas alcoólicas e outros. Na minha rua criamos uma comissão de moradores para velar pela limpeza e recolha do lixo.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Desconstrução de caso 3

Desconstrução de caso 4