Desconstrução de caso 2






Resumo do estudo da desconstrução de caso 2

  Após a primeira desconstrução de caso O GRUPO 2-ENSINO DE QUÍMICA-ISCED-HUILA fez a segunda.
 O documento que o grupo desconstruiu foi um artigo, proposto pelos autores:
José Mauro Sousa; Ana Paula dos Santos Malheiros e Newton Figueiredo.

O tópico Curricular abordado é: Desenvolvendo práticas investigativas no Ensino Médio: o uso de um Objecto de Aprendizagem no estudo da Força de Lorentz. Os autores não definiram de concreto o local geográfico, apenas ano de escolaridade que é Terceira série do Ensino Médio Regular, quanto ao local geográfico referem-se apenas em uma escola pública estadual, localizada no interior do estado de São Paulo.

Inferimos que os autores queriam que os alunos elevassem seus conhecimentos de electromagnetismo através da simulação de movimento de cargas num campo magnético.
Por outro lado os autores queriam que os alunos soubessem na realidade os fenómenos do electromagnetismo.
Os autores utilizaram três estratégias; exposição, simulação e discussão, causando aos alunos um papel activo, e facilitador da aprendizagem para o professor.
A tecnologia utilizada foi; aprender com a tecnologia. Infere-se que a avaliação é formativa nomeadamente nos momentos da discussão, com instrumentos de testes embora não muito rigorosa.
 Da descrição do caso, a teoria da aprendizagem empregue é a teoria  Sócio construtivista com recurso de software.









Comentários

  1. Reflexão da desconstrução do segundo caso

    A segunda desconstrução foi um artigo proposto pelos autores José Mauro Sousa; Ana Paula dos Santos Malheiros e Newton Figueiredo.
    Mas uma vez esta desconstrução provou o conceito de que um caso é aquele documento em que as aprendizagens devem estar ligadas ao aluno e com base na TIC. Por outra, nesta desconstrução os autores não definiram o local geográfico, apenas apresentam a informação de que a investigação foi feita em uma escola pública estadual, localizada no interior do estado de São Paulo, e o
    ano de escolaridade que é Terceira série do Ensino Médio Regular.
    Quanto ao tópico Curricular abordado foi de Desenvolver práticas investigativas no Ensino Médio usando a ferramenta de Objecto de Aprendizagem no estudo da Força de Lorentz.
    Os autores queriam que os alunos elevassem seus conhecimentos de eletromagnetismo através da simulação de movimento de cargas num campo magnético e que soubessem na realidade os fenómenos do eletromagnetismo.
    As estratégias utilizadas pelos autores facilitam a aprendizagem porque o aluno participa na aula com seus debates, pois a exposição, e discussão, causa um desenvolvimento mental, facilitando a metodologia de ensino e aprendizagem.
    Por meios de vídeos foi possível elevar os conhecimentos dos alunos, visto que segundo Costa (2004) afirma que quando os métodos de ensino têm haver com os, vídeo, twitter, facebook,( com a TIC) e outros meios capaz de ser visualizado diz-se aprender com a tecnologia. Infere-se que a avaliação é formativa nomeadamente nos momentos da discussão, com instrumentos de testes embora não muito rigorosa.
    Desta desconstrução, a teoria da aprendizagem empregue é a teoria Sócio construtivista com recurso de software, devido as discussões como estratégias provocando uma aprendizagem colectiva, ou seja o aluno aprende com os demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ver comentário global e folha de excel disponibilizada. O comentário deve ser uma reflexão sobre as aprendizagens e que não faz

      Eliminar
  2. Análise reflexiva sobre a desconstrução de caso 2.
    Neste caso desconstruímos um artigo cientifico , proposto pelos autores : José Mauro Sousa , Ana Paula dos Santos Malheiro e Newton Figueiredo.
    O tópico curricular do artigo analisado é : Desenvolvendo práticas investigavas no ensino médio: Ouso de um objecto de aprendizagem no estudo da força de Lorentz.

    Durante a desconstrução deste artigo, as dificuldades encontradas foram inferiores comparando com as encontradas na primeira desconstrução. Encontrei dificuldades em distinguir este artigo se tratava ou não de um caso, pois, neste artigo os autores não definiram claramente o local geográfico, referindo-se apenas que a pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública no interior do estado de São Paulo. O interior de São Paulo é muito grande isto dificultou-me de alguma maneira em decidir se este artigo tratava ou não de um caso.
    Durante a leitura percebi que, de um caso se tratava, porque a metodologia empregue foi bem detalhada , e as TIC, foram utilizadas como meios de ensino -aprendizagem.
    Não tive duvidas que os autores utilizaram três estratégias: Exposição , Simulação e discussão.Os autores simularam o comportamento de cargas eléctricas a través da exposição de um Software, que possibilitou os alunos entenderem os fenómenos do electromagnetismo.
    Houve uma discussão entre alunos e professor ,para entenderem estes fenómenos , que, de forma verbal ou sem apoio das TIC, seria um conteúdo totalmente abstracto.Neste caso, o papel do professor é facilitador da aprendizagem e activo para os alunos.
    Não tive dificuldades, de afirmar que a tecnologia utilizada foi aprender com a tecnologia. Por que os alunos utilizaram a tecnologia como ferramenta de apoio no processo de reflexão e de construção do conhecimento. A avaliação foi formativa, consegui perceber isso sem muitos problemas, pois no momento da discussão ouve realização de alguns testes com perguntas direccionadas aos alunos, em que estes teriam que dar respostas.
    Não tive duvidas, em afirmar que a teoria de aprendizagem empregue é a sócio- construtivista , porque o conhecimento dos alunos foi construído a partir dos já existentes teoricamente. Esta construção foi feita através de uma actividade colaborativa, ou seja, da discussão entre aluno-aluno e aluno-professor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz uma reflexão sobre as aprendizagens mas atenção que a desconstrução do caso tem problemas (ver ficheiro excel e melhorar)

      Eliminar

  3. De salientar que electromagnetismo é um conteúdo muito difícil de ser entendido pelos alunos digo que os métodos utilizados pelo professor foram viável para esta abordagem através da simulação de movimento de cargas num campo magnético. As estratégias utilizadas, a exposição, simulação e discussão, foram bem enquadradas de acordo o tema, causando aos alunos um papel activo e motivado onde o professor apenas foi o facilitador da aprendizagem. Para mim esta é uma estratégia bastante útil aprendi que esta experiência é boa, deu-me a entender que permite boa interacção professor-aluno e passarei a utilizá-la nas minhas aulas em todos os conteúdos de difícil interpretação para permitir as discussões em sala de aulas e um papel muito activo do aluno na sua própria aprendizagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A reflexão sobre as aprendizagens podia ser mais aprofundada. É bom que o caso a tenha levado a tentar alterar as suas práticas mas seria importante relatar um exemplo concreto..

      Eliminar
  4. A análise da desconstrução está na folha excel disponibilizada. Revejam bem o artigo porque a vossa leitura nem sempre é adequada.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Desconstrução de caso 3

Desconstrução de caso 4