Desconstrução de caso 3





Desconstrução de caso 3.

  O GRUPO 2-ENSINO DE QUIMICA-ISCED-HUILA fez a terceira desconstrução de caso.
 O documento que o grupo desconstruiu foi um artigo, proposto pelos autores:
O tópico Curricular que foi abordado é: A utilização de vídeos no ensino de Química para uma aprendizagem Significativa. O estudo foi realizado em uma Escola do Ensino Médio, na zona estadual cento – oeste da Cidade de Manaus-Brasil.  O estudo envolveu 35 alunos do terceiro ano do Ensino Médio.
Inferimos que os autores pretendiam elevar os conhecimentos dos alunos sobre funções orgânicas – álcool através da utilização de vídeos.
As estratégias/actividades realizadas; foi a Exposição com a utilização de vídeos.
Os papéis dos alunos foi ativo e do professor serviu para facilitar a aprendizagem.
A tecnologia utilizada foi: Aprender com a tecnologia.
Inferimos que, a avaliação é formativa, mesmo não sendo muito rigorosa.
 A teoria da Aprendizagem em que se baseia a descrição do caso é o Cognitivismo. Utilizou-se como recurso o Software.









Comentários



  1. Reflexão da desconstrução do Terceiro caso


    Segundo o dicionário, a palavra reflexão significa um acto físico e mental que leva a análise de um comportamento, de um facto, de uma pesquisa e etc. tal posição pode ser uma atitude pessoal ou compartilhada. Ou seja, reflexão é examinar as coisas que ocorrem ao seu redor, inclusive a vida.
    Nesta desconstrução aprendi mas uma vez que um caso é um documento que cuja a aprendizagem tem estar envolvido aos alunos. Aprendi com esta desconstrução que as TIc é um instrumento de ensino muito eficaz pois os alunos aprendem melhor vendo do que ouvindo.
    Ainda neste artigo tive um pouco de dificuldades quanto ao inferir os objectivos quando num artigo ela é subjectiva. Para ultrapassar essa dificuldade pretendo desconstruir muito casos de modo a criar habilidades.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comentário é pouco perceptível porque precisa de uma revisão do Português.

      Eliminar
  2. Desconstrução do caso 3

    Na desconstrução deste o grupo desconstruiu um artigo cientifico proposto pelos autores: Oliveira ,C.B; Mauro ; I.C; Santos ; S.C.S e Teixeira ; I.C.
    O artigo foi pesquisado pelos elementos do grupo e não tive dificuldades em distingui-lo de outros pesquisados que não tratavam de casos.
    O Tópico curricular abordado é: Utilização de vídeos no ensino de Química para uma aprendizagem Significativa. No artigo foi detalhada toda a metodologia utilizada , local geográfico e as TIC (Software), foram utilizadas como ferramentas de ensino-aprendizagem.
    Não encontrei dificuldades em perceber que a estratégia utilizada foi a exposição de um video que ilustrava funções orgânicas ( alcoois ).
    Também não tive dificuldades de perceber que o papel dos alunos foi activo , pois houve uma interacção entre eles e com o professor. O papel do professor foi facilitador da aprendizagem.
    Os alunos aprenderam com a tecnologia, pois a exposição do video permitiu que os alunos reflectissem sobre o grupo funcional e geometria dos alcoois. O video permitiu que os alunos observassem a geometria molecular dos alcoois , facto que não seria possível representa-lo com muita precisão em um quadro preto.
    Não encontrei dificuldades em perceber que a teoria utilizada é a Cognitiva, pois, o artigo tem seu fundamento teórico baseado na teoria de Ausebel e Piaget.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção aos problemas que a desconstrução apresenta (ver folha excel)

      Eliminar

  3. Eu achei a utilização de vídeos no ensino de Química como uma ferramenta muito útil, é uma técnica que permite viabilizar a aula de forma muito activa e promove uma aprendizagem bastante significativa, porque o aluno ou seja o individuo aprende melhor observando e neste caso o professor apenas orienta e explica algumas dificuldades que os alunos forem encontrando ao longo da interpretação dos vídeos. É uma estratégia que deve ser imitada para a nossa realidade cá no nosso país, peso embora os meios são limitados mas neste caso pude aprender que é mais prático, menos dispendioso e dá para adaptar ao nosso contesto porque com um só computador é possível ter uma aula eficiente, visto que ainda temos falta de meios técnicos para implementar melhor as TIC. Apesar dos benefícios também tem as suas desvantagens porque não permite o manuseamento de materiais nem a repetição do processo por fases.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não diria que as estratégias descritas no artigo devem ser imitadas mas adaptadas. Faz a transferência para as suas práticas, o que é muito bom.

      Eliminar
    2. Está bem professora muito obrigada pelo reparo, farei esta adaptação nas minhas práticas laborais ou seja utilizarei esta estratégia na minha sala de aulas em colaboração com os meus alunos.

      Eliminar
  4. A análise da desconstrução está na folha excel disponibilizada. Revejam bem o artigo porque a vossa leitura nem sempre é adequada.

    ResponderEliminar
  5. Esta bem Professora, muito obrigada pela atenção. A agradeço a Professora por ter me orientado de forma paciente e carinhosa, nesta ferramenta de TIC que é tão valiosa para o meu profissionalismo e especialização. Dizer que vamos rever a análise da desconstrução na folha do excel conforme a orientação da professora. Muito obrigado

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Desconstrução de caso 4