Plano de Aula nº 2



Na elaboração do plano de aula nº 2 cada elementos do grupo 2 Ensino de química deu o seu contributo de acordo o seu pensar, chegando assim a conclusão da elaboração um único plano   com o tema Intensidade da corrente eléctrica. O grupo chegou a este consenso em função da interdisciplinaridade que o tema favorece, pois ao falar sobre corrente eléctrica temos de saber antes os conceitos de electrões logo o tema é eficaz porque nela encontramos aspectos Físico e químico. 

Assim este é o endereço para acessar o nosso plano de aula nº 2: https://drive.google.com/drive/my-drive.Esperamos que seja útil para todos que acessarem o nosso blogue.

Comentários

  1. Após a elaboração do primeiro plano de aula o grupo elaborou o segundo plano. Mas desta vez aprendi que antes de elaborar um plano, é recomendável realizar uma avaliação diagnostica para saber o que os alunos já sabem, conhecida como concepções alternativas, porque ensinar com base nas concepções alternativas o aluno transforma seus conhecimentos prévios e nunca mas esquece o novos conhecimentos a adquirir.
    Os objectivos e conteúdos devem ser articulados, pois relacionam-se entre si. Segundo César Coll, os conteúdos se agrupam em conceituais, procedimentais e atitudinais, ou seja, o que os alunos devem saber, fazer e ser.
    Conceituais – Aprender a conhecer (conhecimento e diferenciação entre conceitos, informações, princípios, etc). Compreender, analisar, reflectir, comparar.
    Procedimental – Aprender a fazer (O aluno experimenta, realiza acções na busca do conhecimento.). Escrever, ler, desenhar, usar técnicas, etc.
    Atitudinal - Aprender a ser (relacionados aos comportamentos esperados dos alunos). Cooperar, ser solidário, respeitar.
    Neste plano não tive dificuldades de aplicar as ferramentas das TIC como estratégias, dai que, a sua elaboração foi sem dificuldades. Portanto foi bom trabalhar em equipa porque no colectivo foi possível aprender muitas coisas,E valeu ter este módulo porque pude desenvolver os meus conceitos sobre as TIC e soube como aplica-las como ferramentas para o ensino.Espero muito mas aprender pois o saber nunca ocupa espaço.O meu muito obrigado,e agradeço a todos sem esquecer o detentor de toda sapiência (Deus )que sempre deu-me sabedoria.

    ResponderEliminar
  2. De uma forma gera, não tive grandes problemas em planificar com o grupo utilizando as TIC. Como já expliquei no meu comentário do plano de aulas nº1, as TIC, vieram para mudar e transformar minha maneira de pensar, agir e tomar decisões na sala de aulas. Aprendi que elas podem ser utilizadas no ensino da Química e Física, para diminuir a distância entre os conteúdos científicos e a realidade dos alunos. A utilização do computador, projector, Powerpoit ou Youtube , facilita a planificação do professor, evita que o professor inale pó de giz, e estimulam a aprendizagem dos alunos, pois com a utilização de vídeos ou imagens os alunos têm a possibilidade de observarem e discutirem com com o professor de forma activa os fenómenos observados.

    ResponderEliminar
  3. Também não consigo aceder à planificação e, como, na postagem da primeira planificação os vossos comentários não ajudam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo reparo caríssima professora, mais já enviamos uma pasta com os planos no Drive ISCED-TIC na Educação. A pasta esta com o nome: Grupo-2- ENSINO DE QUÍMICA -ISCED-HUILA-2018

      Eliminar
    2. Relativamente a esta planificação consegui perceber no sentido mais abrangente a sua relevância no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos, elaboração dos preliminares de uma aula a interdisciplinaridade, a colaboração com outros colegas de outras disciplinas e também entendi que é possível aplicarmos este tipo de planificação na preparação de outras actividades laborais como: aula magna, simpósio, palestra workshop, mesa redonda e em quase todas actividades que desejam uma planificação prévia. Com isto eu digo mais uma vez graças aos nossos professores deste módulo por possuírem grande inteligência nas suas planificações e terem trago esta ferramenta imprescindível para o nosso contesto em particular para mim, pretendo aperfeiçoar as minhas habilidades neste tipo de planificações e usá-las com muita frequência em todas as minhas aulas.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Desconstrução de caso 3

Desconstrução de caso 4